terça-feira, 25 de setembro de 2012

A inclusão da música para o desenvolvimento escolar


A partir da lei nº 11.769, sancionada em agosto de 2008, o ensino de música passa a ser conteúdo obrigatório em todas as escolas públicas e privadas de educação básica – o que engloba educação infantil e ensino fundamental. Após prorrogação, em 2011, do prazo para que as escolas incluíssem o ensino de música em sua grade curricular, 2012 passou a ser a data limite para que o conteúdo ingresse definitivamente no currículo do ensino básico no país.

 "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).


4 comentários:

  1. A música sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela desperta
    emoções e sentimento, é uma boa forma de comunicação. Além disso diminui o stress e dificilmente causa enfado no ouvinte. Quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade ,entre outras aptidões, por isso, devemos sim inserir esta atividade educacional dentro do ambiente escolar, pois contribui com o processo de socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e lazer.

    ResponderExcluir
  2. Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a socialização e democratiza o acesso à arte. Por isso, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica.

    ResponderExcluir
  3. Assim como o os brinquedos, a música também é algo natural para a criança.
    Com o auxílio da música podemos promover uma grande interação entre os indivíduos de um grupo social; nossos alunos interagem entre si, pois têm de ensaiar para as apresentações, também melhoraram sua capacidade cognitiva, pois aprendem a ler partituras e a tocar um instrumento ao mesmo tempo.
    Isso sem contar a interação que terão com o público que irá ouvir as músicas que nossos alunos irão tocar.
    Por isso o ensino da música será conteúdo obrigatório, pois faz com que as crianças se desenvolvam sem perceber, realmente o aprendizado da música é um ótimo artifício para o aprendizado e desenvolvimento de todos os indivíduos.

    ResponderExcluir
  4. O ensino de música nas escolas é muito importante. A musicalidade desperta na criança, adolescente ou adulto diversos sentidos, estimulando a criatividade, a coordenação, a imaginação e muitos outros. A diversidade cultural musical do Brasil possibilita ampliar o conhecimento de uma forma lúdica e divertida, fato que chama a atenção dos alunos sem fazer distinção.

    ResponderExcluir