sábado, 29 de setembro de 2012

Reformulação do Ensino de Física


O ensino de Física na escola básica necessita ser reformulado, inovado, para acompanhar o ritmo acelerado dos desenvolvimentos científico e tecnológico das últimas décadas. Paralelamente, as pesquisas em ensino têm revelado que o cotidiano e o lúdico facilitam e estimulam o processo de aprendizagem, fazendo-se a inclusão desses aspectos na abordagem dos conteúdos em sala de aula. Para tanto, é de fundamental importância que os mediadores daquele processo, os professores, estejam sensibilizados e capacitados para construírem suas próprias mudanças de posturas metodológica e estratégica.  com o objetivo de contribuir para tais reconstruções podemos utilizar muitos materiais, tiras de humor, música, atividades e etc.
Abaixo estão alguns desses exemplos:


ASTRONAUTA
(Gabriel O Pensador / Lulu Santos )

Astronauta tá sentindo falta da Terra? Que falta que essa Terra te faz? A gente continua em guerra Olhando aí pra lua implorando por paz Então me diz: por que você quer voltar? Você não tá feliz onde você esta? Observando tudo a distância Vendo como a Terra é pequenininha Como é grande a nossa ignorância E como a nossa vida é mesquinha A gente aqui no bagaço, morrendo de cansaço De tanto lutar por algum espaço E você, com todo esse espaço na mão Querendo voltar aqui pro chão! Ah não, meu irmão... qual é a tua? Que bicho te mordeu aí na lua?
REFRÃO: Eu vou pro mundo da lua Que é feito um motel Aonde os deuses se abraçam e beijam no céu
Ah não, meu irmão... qual é a tua? Que bicho te mordeu aí na lua? Fica por aí que é o melhor que cê faz A vida por aqui tá difícil demais Aqui no mundo, o negócio tá feio Tá todo mundo feito cego em tiroteio Olhando pro alto, procurando a salvação Ou pelo menos uma orientação Você já tá perto de Deus, astronauta Então, me promete Que pergunta pra ele as respostas De todas as perguntas e me manda pela Internet REFRÃO É tanto progresso que eu pareço criança Essa vida de internauta me cansa Astronauta, cê volta e deixa eu dar uma volta na nave, passa a chave que eu tô de mudança Seja bem-vindo, faça o favor E toma conta do meu computador Porque eu tô de mala pronta, tô de partida E a passagem é só de ida Tô preparando pra decolagem, vou seguir viagem, vou me desconectar Porque já tô de saco cheio e não quero receber nenhum e-mail com notícia dessa merda de lugar REFRÃO Eu vou pra longe, onde não exista gravidade Pra me livrar do peso da responsabilidade De viver nesse planeta doente E ter que achar a cura da cabeça e do coração da gente Chega de loucura, chega de tortura Talvez aí no espaço eu ache alguma criatura inteligente Aqui tem muita gente, mas eu só encontro solidão Ódio, mentira, ambição Estrela por aí í o que não falta, astronauta A Terra é um planeta em extinção.
CD: Nádegas a Declarar - Gabriel O Pensador; Sony Music;
Conteúdo: Gravitação Universal

ALÔ! ALÔ MARCIANO
(Rita Lee / Roberto de Carvalho)
Alô, alô, marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar, estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano tá na maior fissura porque
Tá cada vez mais down o high society

Down, down, down
O high society

Alô, alô, marciano
A crise tá virando zona
Cada um por si, todo mundo na lona
E lá se foi a mordomia
Tem muito rei aí pedindo alforria porque 
Tá cada vez mais down o high society

Down, down, down
O high society

Alô, alô, marciano
A coisa tá ficando russa
Muita patrulha, muita bagunça
O muro começou a pichar
Tem sempre um aiatolá prá atolá, Alá
Tá cada vez mais down o high society

Down, down, down
O high society

Alô, alô, marciano
Aqui quem fala é da Terra
Pra variar, estamos em guerra
Você não imagina a loucura
O ser humano tá na maior fissura porque
Tá cada vez mais down o high society

Down, down, down
O high society

CD: Série Gold: Acústico MTV – Rita Lee; Universal / Polygram; 1998.
Conteúdo: Ondas eletromagnéticas.




2 comentários:

  1. Devemos reconhecer que são grandes as dificuldades que os estudantes sentem em aprender os diversos conteúdos da Física, bem como em aplicá-los em situações cotidianas.
    Essa problemática se deve ao modo como a disciplina é dada em sala de aula, tudo que aprendemos de física são as fórmulas, e como usá-las na hora da prova. Este vídeo sobre eletricidade estática vem nos mostrar como é simples tornar uma aula interessante.

    Acreditamos que é necessário algumas modificações quanto ao modo de ensino da
    Física, a fim de que esta possa ser ensinada e compreendida na sua totalidade e não
    parcialmente. Estimular os alunos a pesquisarem novos conhecimentos, tornar as aulas mais dinâmicas e reais que possam demonstrar ao seu aluno a importância da Física não só como disciplina escolar, mas também no cotidiano, utilizando exemplos simples e que estejam contextualizados com realidade dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Como já citei em outro comentário, a utilização do recurso lúdico é sempre muito bem vinda no ensino de qualquer disciplina, pois é através das brincadeiras, tirinhas de gibis, músicas, que o aluno irá fixar de uma maneira fácil a matéria.
    Por exemplo no caso da física, na escola em que eu estudei tivemos que fazer um esquema com roldanas móveis que fosse capaz de levantar nosso professor, além de ser uma maneira muito eficaz se estudar física, foi uma "brincadeira" muito legal montar toda a estrutura para erguer o professor.

    ResponderExcluir