sábado, 29 de setembro de 2012

Saúde na Escola





4 comentários:

  1. Excelente parceira:"saúde e escola", mas ficaria ainda melhor se pudessemos contar com a presença constante e definitiva de profissionais da saúde dentro das escolas, isso ajudaria a reduzir um pouco a fila do SUS. Certa vez eu estava numa clínica e chegou uma mãe na recpção tentando conseguir atendimento para seu filho que tinha quebrado o braço, a atendente calmanente respondeu:"-- pelo SUS, só a vagas pra daqui a trinta dias". durante esse tempo ou o osso iria colar sozinho ou o menino morreria de dor.Se este projeto fosse realmente colocado em pratica, pelo menos nossas crianças, não presisariam passar por isso. Pois o atendimento seria imediato, dentro da escola. Palestra educativas e tendas com aplicação de fluor uma vez ou outra não vam resolver o problema da sáude das nossas crianças, mas sim a inserção de profissionais da saúde dentro das escola de maneira efetiva.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez se torna mais evidente a necessidade do indivíduo aplicar as descobertas das ciências médicas e biológicas, a fim de alcançar um nível ótimo de saúde para si mesmo, sua família e sua comunidade. É fundamental, portanto, possuir conhecimentos corretos sobre essas descobertas. Tais conhecimentos podem ser aprendidos na escola primária com mais facilidade e de maneira mais sistematizada, visto que é na infância que o processo de aquisição de informações científicas deve começar, assim como o desenvolvimento de atitudes e práticas delas decorrentes.

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza essa parceira é excelente. Nem sempre os pais possuem conhecimento para ensinar aos filhos, os alimentos que fazem bem a saúde, o higiene numa escovação dentaria, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e outros.Um projeto social que dê os ensinamentos a uma determinada comunidade a longo prazo se torna essencial e melhora a qualidade de vida da comunidade, o aluno aprende na escola e transmite ate os familiares, amigos e vizinhos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o projeto saúde na escola é uma iniciativa incrível. Por intermédio do saúde na escola a criança irá obter um respaldo maior com relação aos problemas de saúde decorrentes da obesidade, terão uma orientação profissional em relação as doenças sexualmente transmissíveis, aprenderão os cuidados necessários para um boa higiene bucal, entre outras informações que serão de grande valia para criança. Gostaria de citar também que em alguns casos as crianças também poderão instruir os pais, e outros colegas que não têm acesso as informações sobre saúde.
    Por último gostaria apenas de dizer que o projeto saúde na escola não deveria ocorrer apenas de forma esporádica mas sim ser implementado de maneira cíclica ou quem sabe até contínua nas escolas, pois as informações relacionadas a saúde do corpo são de extrema importância não só para as crianças como também para qualquer e todo indivíduo.

    ResponderExcluir