sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Com a evolução da matemática, em função das necessidades sociais, o homem pôde transformar o mundo e beneficiar a si próprio, porém, nos dias atuais, a matemática passou a ser um problema na vida da maioria das pessoas, por ser ensinada de uma maneira rude e tão abstrata. Nas escolas, atualmente muitos de nossos alunos não gostam e não querem aprender matemática, e um dos principais motivos é a falta da capacidade de compreender a leitura matemática por intermédio do modo que ela é ensinada.
Segundo Bicudo (1999), a matemática, quando trabalhada somente com quadro e giz, valoriza apenas as técnicas e abstrações, estimulando e atingindo apenas os 10% dos alunos. A matemática, quando estudada por meio da leitura, em situações concretas, atinge e estimula, praticamente, 90% da turma, tornando-se, dessa forma, agradável e, consequentemente, melhorando a autoestima dos estudantes.
Um dos primeiros referenciais desenvolvidos pela criança são os jogos que dão início ao contato com as regras, ordens de ação, projeção de atitudes, desenvolvendo, assim, estratégias pessoais, e, aproveitando esses procedimentos, a matemática poderá se tornar um conhecimento natural para a criança, e construído sem traumas. Brenelli, (1986)

Segundo Dambrósio (1986), a metodologia dos jogos possui uma aplicação restrita na aprendizagem dos alunos, são vistos apenas como forma de divertimento, perdendo a contextualização com os conteúdos. Os jogos matemáticos são importantes, desde que a criança possa encontrar um sentido lógico nas suas ações e contextualize-os com a sua realidade.

Atualmente, há uma grande quantidade de jogos com procedimentos diferentes, alguns simplesmente obedecem a uma ação, como, por exemplo, o jogo de trilhas simples; outros, são mais importantes para o ensino da matemática, pois desenvolvem, pela possibilidade de escolha, as estratégias pessoais, base necessária para o desenvolvimento da autonomia. São exemplos destes jogos: banco imobiliário, uno, dominó e RPG (palavra inglesa: Roleplaying Games, em língua portuguesa, significa “Jogos de Interpretação”). (STEVE, 1999)

Em nossa cultura, ainda existe a ideia de que a matemática é estudada pela reprodução de modelos prontos, e esse é o principal motivo do fracasso escolar em relação à essa disciplina. Uma alternativa para amenizar essa situação é desenvolver os jogos que valorizem as estratégias, utilizando os conceitos, de acordo com os PCN, para cada ciclo.

Com a utilização dos jogos no ensino da matemática, é possível notar um maior interesse dos alunos pela disciplina e verifica-se que, a partir da mudança de rotina da classe, há um despertar no aluno, o qual, motivado, busca a aprendizagem, tornando, dessa forma, esse processo divertido.
Os jogos, quando propostos de forma adequada, atingem as três estruturas mentais, e tornam-se aliados no processo de ensino e aprendizagem, durante as aulas de matemática, se utilizados de forma contextualizada e significativa. Sendo assim, constituem-se em um recurso fundamental no ensino da matemática, para a construção do conhecimento, e em estímulos ao desenvolvimento de habilidades e competências.

Gisele do Prado Cordeiro
 Orientador:Iuri Rojahn da Silva2
UNIVAP, Faculdade de Educação e Artes (FEA)

4 comentários:

  1. Não só na matemática, mas no aprendizado da criança como um todo, a utilização dos brinquedos é essencial.
    O brinquedo sempre faz parte da vida da criança, em qualquer momento a criança está brincando, é algo comum as crianças.
    Portanto devemos utilizar os brinquedos para propor novos desafios, brincar para a criança é estar presente em um ambiente aconchegante, natural, e é um artifício de suma importância para o desenvolvimento do aluno , visto que utilizando do lúdico estamos promovendo a interação criança-criança e a interação criança-educador, além é claro da criança também adquirir novos conhecimentos, pensamentos, habilidades e entendimentos coerentes e lógicos.

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  2. Todo aprendizado se torna mais interessante quando é divertido. O ensino lúdico ajuda muito na transmissão de conceitos abstratos. Quando podemos aplicar teorias numa prática comum do nosso dia a dia. A Transformação de uma aula massante com quadro cheio de contas em uma aluna prática com experimentos, se torna simples e produtiva, onde os alunos não vão apenas decorar e sim aprender.

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  3. Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo.

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  4. O processo de aprendizagem se torna simples quando se está aprendendo com prazer e não por obrigação. Além disso os jogos despertam o senso de competitividade, criatividade e integração nos alunos, o que é muito bom, pois a escola prepara pessoas pra um mercado de trabalho onde quem não possui tais atributos dificilmente consegue um boa colocação.

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