quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Afetividade e aprendizagem

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia. Fez também filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança. Quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova – instituição que ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris, em 1962.
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política como na educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, “a própria negação do ensino”.
As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino
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4 comentários:

  1. Sabemos que a escola tem a função de levar o aluno ao conhecimento, mas levando-se em conta o contexto social de hoje, a escola acaba assumindo também a responsabilidade de desenvolver habilidades , que antes eram apenas de responsabilidade da família. Fica claro, dessa forma, que a relação aluno-professor é importante no desenvolvimento sadio do indivíduo,por intermédio da relação afetiva, o aluno produzirá cada vez mais e passará a ter mais envolvimento nas atividades da escola.

    Não é possível, hoje em dia, ensinar pensando apenas no desenvolvimento intelectual do aluno ,mas é fundamental que o professor se preocupe com seu desenvolvimento emocional.

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  2. A afetividade consiste em poder fazer com que o jovem receba de nós o contato físico, verbal, a relação de cuidados. Deve haver uma relação de afeto, pois é isso que ajudará a construir um ser humano psicologicamente saudável. O ato de cuidar é maravilhoso é o sentimento que vai tornar o outro importante. O pai e o professor,
    educadores que são, devem entender que têm uma missão: construir um ser humano. Isso somente acontecerá pela obra do amor, amor esse que cobra, que é duro, que traz sofrimento e preocupação, mas, por outro lado, traz muito prazer e a realização do ato humano mais criador fazer nascer um ser de verdade

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  3. Segundo Wallon o indivíduo é construído através do entendimento e compreensão das emoções vividas pelo indivíduo, pois é através dessas emoções que o aluno exterioriza seus desejos e vontades.
    Agora irei analisar esse contexto no ambiente escolar.
    As crianças estão em constante troca de experiências com seus colegas de classe e professores, e é de grande valia que essa troca de experiências seja feita de forma afetuosa e amigável.
    Creio que o conhecimento e desenvolvimento da criança esteja intimamente ligado com a afetividade que o professor tem com o seu aluno.
    Se um aluno gosta de um professor, se o professor trata o aluno de forma carinhosa e amigável, tudo se torna mais fácil, existe o respeito mútuo e a matéria é passada com tranquilidade.
    Agora se um professor não é querido pela turma ou não se importa com o que a turma pensa ao seu respeito, ele já entrará em sala com diversos "inimigos" a sua frente e a aula se tornará monótona e improdutiva, as crianças não terão nenhum interesse na aula.

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  4. "Afetividade e aprendizagem"
    Cada vez mais os pais precisam trabalhar para sustentar sua família. Muitas das vezes o aluno tem mais contato com o professor e funcionários de uma instituição de ensino do que com seus próprios pais. O comum nos dias de hoje é que a relação professor e aluno fique cada vez mais afetiva, o que facilita o relacionamento dentro da sala de aula. O professor passa a ser mais respeitado por que alem de educador ele tem uma relação de amizade com os alunos. E do outro lado, o professor tendo essa proximidade com os alunos consegue "individualizar", identificar quando uma aluno precisa mais de atenção, por ter uma certa dificuldade de aprendizado, saber quando o aluno esta com algum problema e tentar ajudar, enfim acho que a aproximação de alunos e professores é muito importante, o aprendizado se torna eficaz, tornando o trabalho do professor diferencial.

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